BIM no Mundo – Relatório Irlanda CITA BICP

Vemos atualmente o avanço do assunto BIM no mundo através das discussões, palestras e eventos do meio de AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). Já não há mais dúvidas de que o BIM é uma tecnologia que vem revolucionar e melhorar a qualidade dos processos que envolvem o planejamento e execução de uma obra civil, assim como trazer uma maior economia para sua realização e operação.

Não demorou muito para governos do mundo todo enxergarem estes benefícios e iniciarem seus estudos no assunto. Afinal, em uma época onde o desperdício já não é mais uma opção aceitável, realizar obras públicas de forma mais econômica passa a ser uma meta a ser alcançada.

No entanto, usufruir dos benefícios do BIM não é tarefa fácil, pois demanda uma maturidade elevada no assunto. Maturidade em seus conceitos, processos, tecnologia (ferramentas), formas de colaboração e políticas de utilização. Assim, alguns países que iniciaram seus estudos há mais de uma década já estão colhendo frutos, e hoje possuem a obrigatoriedade de utilização do BIM em obras públicas, e alguns ainda, já possuem metas para ampliar esta obrigatoriedade para toda a cadeia da indústria.

(Leia o artigo completo escrito pelo arquiteto Fernando Silva Ramos, do AIA, no site: https://www.buildin.com.br/bim-no-mundo-relatorio-da-irlanda/)

2 comentários sobre “BIM no Mundo – Relatório Irlanda CITA BICP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *